Friday, March 10, 2006

um café e um cinzeiro, por favor

o primeiro café, rápido, e um «bomdjia». o meio pacote de açúcar, um pau-de-toque de canela. e os cafés-convívio e os cigarros demorados. o princípio do cigarro e o resto da conversa. cafés com leite, com natas, os puros. cafés inteiros, cheios de silêncio, de conversas ao lado, alheias. o barulho das colheres a mexerem no sentido dos ponteiros do relógio e das que mexem sem sentido, a música cá dentro, os risos viscerais dos fantasmas inimigos de infância. a pessoa à frente, a pessoa ao lado numa mesa redonda, o debate da vida quotidiana, íntima. a conversa difícil, a fluida, liquidescente. as palavras que se inventam, as que não se dizem, as fumadas, incandescentes, as bruxuleantes, enevoadas, já apagadas.
não é o café. não é só o café. é o modo como o café. o café que é um quarto de vigor gordo ou um ucal. o café na esquina, a mesa no canto, onde perguntam «menina, o que é que vai ser?»
e eu não sei o que quero ser.

5 Comments:

Blogger Ana said...

... and the Oscar goes to ... Plim !
:)

Ana

10:51 am  
Anonymous Anonymous said...

posso ser crítico? (apesar de saber que "isto" são os chamados diários e ninguém ter ponta "a ver" com o que se escreve "aqui")

achei o "texto" bem escrito, mas a resposta final é demasiado óbvia...não respeita o "leitor"...penso eu...

é só...

zé das couves...

2:07 am  
Blogger vxcvxvc said...

já eu gostei muito. belo post. quem aqui em frente ao ecrã repousa sempre com a chavena de café, como eu, sentiu a justiça ser feita. a lembrar-me do Jim Jarmusch de 2003 (será?) e da crónica do Mexia da semana passada. obrigado por este momento.

3:26 pm  
Blogger disparosacidentais said...

e muito bem.

3:33 pm  
Blogger ana do ar said...

oléééé!
Só vi hoje o comentário no meu blog, que triste que eu sou :P
gostei muito do pouco que ainda li do teu, vou continuar a ler!

10:47 pm  

Post a Comment

<< Home