Monday, June 19, 2006

encontro de irmãos

um dia espreitou-me da porta do quarto quando eu estava deitada a ler. «vens jantar ou vais continuar aí a rir?»:

continuar aos saltos até ultrapassar a lua
continuar deitado até destruir a cama
permanecer de pé até a polícia vir
permanecer sentado até que o pai morra

arrancar os cabelos e não morrer numa rua solitária
amar continuamente a posição vertical
e continuamente fazer ângulos rectos

gritar da janela até que a vizinha ponha as mamas de fora
pôr-se nu em casa até a escultora dar o sexo
fazer gestos no café até espantar a clientela
pregar sustos nas esquinas até que uma velhinha caia
contar histórias obscenas uma noite em família
narrar um crime perfeito a um adolescente loiro
beber um copo de leite e misturar-lhe nitroglicerina
deixar fumar um cigarro só até meio
abrirem-se covas e esquecerem-se os dias
beber-se por um copo de oiro e sonharem-se índias.


«projecto de sucessão», do antónio maria lisboa para o mário henrique, poesia, lisboa, assírio e alvim, 1995

2 Comments:

Blogger Pedro Santo Tirso said...

now...this is more my kind of post..

11:32 pm  
Anonymous Anonymous said...

.
o antónio maria lisboa é fabuloso!
.
.
neste meu hábito surprendente de te trazer de costas
neste meu desejo irreflectido de te possuir num trampolim
nesta minha mania de te dar o que tu gostas
e depois esquecer-me irremediavelmente de ti
.

1:04 pm  

Post a Comment

<< Home